Bem-vindo ao Kit Folclore! Vamos conhecer juntos a história do Saci Pererê?

NOTA: optamos por manter as lendas originais, que tem aspectos que podem ser considerados sensíveis para algumas faixas etárias. Recomendamos uma leitura prévia e a discrição dos pais do que deve ser compartilhado ou não com a criança.
Saci, um duende endiabrado

Imagem: ilustração de Rodrigo Rosa
PRIMEIRO UM REDEMOINHO
Quando cai a tarde, o sol já se pôs no horizonte e o lusco-fusco do anoitecer toma conta da paisagem, é a hora do perigo. Ele vai aparecer. Primeiro um redemoinho, arrastando consigo as palhas e folhas espalhadas pelo chão. Depois um assobio estridente, de doer a cabeça.
E haja paciência e coragem para aturar as molecagens do Saci Pererê. Esse negrinho baixinho, com apenas um metro e meio de altura, nu, com um gorro vermelho na cabeça e um pito no canto da boca, aparece para atazanar a vida de quem estiver pela frente; gente ou bicho.

Imagem: ilustração de Rodrigo Rosa
UM DEMÔNIO DE MOLECAGENS
Quebrar telhas, judiar das galinhas, espalhar farinha, mexer nos ninhos gorando os ovos, fazer cócegas e puxar as cobertas, pular na garupa dos cavalos, assobiar estridentemente, atazanar os cachorros… O Saci é um demônio que parece viver para molecagens.
Quando pega um cavalo, que laça com destreza, trança sua crina fazendo dela uma espécie de estribo. Monta o bicho e sai em desabalada carreira pelo campo. E monta com uma perna só!
O Saci Pererê é assim. Caminha dando saltos ou girando e provocando um redemoinho.
CAPUZ MÁGICO
Quando o Saci aparece para atazanar, o remédio é lançar mão da cachaça e do fumo, presenteando o danadinho e torcendo para ele seguir seu caminho.
Outra forma é arrancar-lhe o capuz. O gorro do Saci é mágico e para capturá-lo, a receita é a seguinte: espere que apareça um redemoinho e atire uma peneira sobre ele. O Saci ficará preso sob ela. Daí, só enfiar a mão com cuidado e pegar o gorro. E o duende parará com suas estripulias.

Imagem: ilustração de Rodrigo Rosa

Imagem: ilustração de Rodrigo Rosa
A lenda do Saci
O Saci é a lenda mais popular no Brasil, estando presente principalmente nos estados do Sul e aparecendo em centenas de registros, crônicas e contos.
Poucos seres fantásticos apresentam uma identificação tão evidente com o espírito brincalhão e bem-humorado do brasileiro como o Saci e suas diabruras. Sofrendo algumas modificações regionais, ele é típico habitante das zonas rurais, dividindo com o Curupira o título de mais popular duende do Brasil.
DobraDana
Quer contar a lenda do Saci Pererê para seus amigos? É fácil e divertido! Basta baixar o PDF do DobraDana, imprimir e montar este livrinho de bolso e dar asas a sua imaginação.
O conteúdo desta página foi gentilmente cedido à Ulla pela Dana, fabricante de autopeças, que faz um belo trabalho em promover a cultura brasileira. Para saber mais sobre a Dana e suas ações no Brasil, clique aqui.







Kit Folclore
9 blocos que formam
6 quebra-cabeças do folclore brasileiro
QR Code camuflado
Cada uma das 6 ilustrações tem um QR Code Camuflado.
Fazendo a leitura do blocos, você será levado para uma página online que conta com lirismo a história de cada lenda.
Nosso objetivo é unir:
- a qualidade da madeira maciça
- atemporalidade dos blocos de montar
- nossa tradição cultural
- tecnologia
Sobre a Ulla Blocos
Desenvolvemos e produzimos blocos de montar que promovem descobertas para adultos e crianças. O que amamos fazer é aumentar o potencial do mais tradicional dos brinquedos. Eles não são somente cubos, são poliedros perfeitos de Platão!
São como pixels da imaginação e promovem a interação entre gerações, o potencial humano e a tradição cultural.
CONTATE-NOS
Rua Artur de Azevedo, 1361
São Paulo - SP - CEP: 05404-013